terça-feira, 31 de maio de 2011

Sociolinguística e Letramento

quarta-feira, 25 de maio de 2011


Olá, pessoal!


Resolvi postar aqui o meu TCC fresquinho da minha especialização. Acredito que possa nortear algum trabalho de mediação e construção de protocolos de letramento numa proposta etnográfica.
O tema "Leitura e Mediação Pedagógica (Oportunizando ações responsivas durante a leitura e interpretação de textos e consignas na alfabetização), foi pensado a partir da interação verbal em mediação, com metodologia qualitativa e interpretativista através de registros em protocolos de leitura.

PRÉ-PROJETO:

Objetivo Geral:


Partindo de uma pergunta exploratória, a delimitação do tema percorre a seguinte questão: Será que, ao desenvolver o trabalho com interpretação de consignas, o professor é capaz de perceber a necessidade de uma ação mais responsiva, a partir dos indicadores apontados por seus alunos? (isso deve servir para interpretação de texto). Sendo assim, alguns objetivos foram elaborados:


· Investigar a atuação do professor no que diz respeito à elaboração de questões avaliativas do cotidiano, no sentido de perceber a necessidade de uma ação mais responsiva, a partir dos indicadores apontados por seus alunos.


Objetivos Específicos


· Investigar os materiais de pesquisa utilizados pelo professor, durante a elaboração das consignas (planejamento);

· Analisar o planejamento da atividade proposta pelo professor (objetivos claros?);

· Comparar objetivos da atividade com objetivos do planejamento e objetivos do bimestre (planejamento anual);

· Observar a execução do planejamento com a mediação do professor, criação de repertório para o aluno, no sentido de auxiliar a compreensão (ir e vir do professor no texto);

· Observar os movimentos da professora durante as intervenções, bem como o direcionamento ao aluno;

· Observar as intervenções da professora e da aluna durante a aula (pertinência do assunto);

· Observar se a aluna dá pistas do conteúdo para a professora durante a aula, ou seja, se os questionamentos são pertinentes ao assunto;

· Observar a troca de ideias durante a mediação do professor – ação responsiva de ambos;


Problema/ Justificativa



Há um bom tempo a prática pedagógica vem se apresentando como um divisor de águas cujas ferramentas necessárias para atingir ou exercer com maior fluidez as ações de direcionamento do ensino, têm sido buscadas no intuito de capacitar o profissional da educação para a busca dos saberes e competências que lhe são exigidos. A capacidade do profissional já não é mais sinônimo de saberes e competências exigidas para a função. Agora são necessárias novas ferramentas para administrar essas competências no que diz respeito ao fazer pedagógico, sendo assim, faz-se necessário a busca desses saberes.

Nesse contexto as práticas pedagógicas se constituem em ingredientes críticos na arte de ensinar e na ciência do ensino, como fatores essenciais capazes de transmitir conhecimentos aos educandos e assim ferramentas indispensáveis para construir seus saberes. E é dentro desse contexto e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que o professor precisa se focar, visto que, nessa fase inicial de escolarização, é fundamental que os alunos comecem a aprender a utilizar a língua para aprender.

O problema dessa pesquisa se fundamenta então, na necessidade de uma atuação condizente com a necessidade do aluno, onde o professor desempenha o papel de mediador do conhecimento, desde a leitura até a escrita.


Metodologia


Asserção relacionada ao objetivo geral - O processo de investigação da atuação do professor no que diz respeito à elaboração de questões avaliativas do cotidiano, se dará a partir dos resultados dos instrumentos avaliativos desenvolvidos pelos grupos de alunos. Ou seja, a partir dos dados colhidos e relacionados (tabulados) sobre o alcance dos objetivos (através de pautas de observação), analisaremos através de um gráfico os avanços mais significativos e os objetivos atingidos ou não.


Considerações finais


Espera-se que com essa pesquisa se consiga apresentar referências positivas para docentes, dentro de uma perspectiva de estudos voltados para a construção de textos e interpretação a partir da leitura de diferentes gêneros literários, bem como a leitura e interpretação de consignas bem elaboradas e compreensíveis para aluno.

As pesquisas serão continuadas no ambiente de trabalho da pesquisadora, tendo como foco principal a formação docente no que diz respeito à mediação em sala de aula e fora dela, na busca pela otimização de resultados no processo de alfabetização e letramento dentro de uma perspectiva de compreensão textual.

Espera-se com este trabalho, proporcionar aos docentes dessa faixa etária, a partir de um exemplo (inclusive com falhas), uma reflexão mais voltada para a consciência metalinguística do usuário da língua materna em relação ao funcionamento do sistema linguístico em diferentes situações de interação social.

A proposta inicial será a de articular atividades de leitura, de produção textual e de análise linguística, de modo que possibilite o desenvolvimento desses tipos de letramento ao aluno.


Referências Bibliográficas


BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador – Introdução à pesquisa qualitativa. Ed. Parábola. São Paulo, SP, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos. Editora Atlas, São Paulo, 1991.


- Giovana Scavassa - Membro da Equipe Gestora do Grupo Neoteorias -
Para visualizarem o TCC, basta clicar no link abaixo:
http://pt.scribd.com/doc/56033015/Leitura-e-Mediacao-Pedagogica


Fonte: blog NEOTEORIAS – Clique aqui para conferir a matéria.

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