sábado, 28 de maio de 2011

DIÁLOGO ACERCA DE UM BEIJO

E.mail recebido


deHélio Arakaki helio@muryokan.com.br
paranogueirablog@gmail.com

data27 de maio de 2011 10:41
assunto:Coisas da alma 54 -"Diálogo acerca de um beijo"

ocultar detalhes 10:41 (18 horas atrás)






Coisas da alma (54)
-----------------------------------------------------------------
Hélio Arakaki - Educador, Prof de Karate, Facilitador didata de Biodanza, Consultor para o desenvolvimento dos potenciais humanos em empresas - www.muryokan.com.br
contato@muryokan.com.br



Diálogo acerca de um beijo


Ainda sobre o Coisas da alma-52, cujo título foi “Nem herói nem santo, apenas humano’,cuja temática girava em torno da aceitação de nossa imperfeição. Trago mais um entre tantos recebidos, o email da “anja amiga” Luisa que, ao contrário do Claudemir, ainda não tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.


No email ela dizia-me estar um tanto envergonhada, pedia para não rir do que eu leria ali. Mas o que li foi algo tão forte e revelador que não poderia deixar de compartilhar com vocês algumas partes do texto. Na verdade, uma poesia.


Ela me escreveu:


"Amigo anjo....


Anjo sim, porque não? Quem disse que os homens são perfeitos/imperfeitos e que os anjos são melhores que homens?...Talvez seja um pouco desumano aceitarmos que somos humanos com todas as nossas qualidades, sejam elas aceitas como boas ou más. Talvez seja muito desumano acreditarmos que temos que conceituar tudo que nos cerca e o que vivemos. Por isso a relevância do ter.


Já o ser, ah, o ser...Que delícia apenas ser! Com todas as angústias e prazeres que o ser proporciona. .. Sejamos apenas. Sejamos luz ou treva, flor ou raiz, beijo ou beijo ou beijo ainda.


Porque tanto beijo?


Por que o beijo é perfeito ou imperfeito mas, mesmo no segundo caso, ainda damos ao beijo a chance de melhorar. Só a ele permitimos essa chance e trocamos de boca se não alcançamos o objetivo, mas não deixamos de beijar. E no primeiro caso, quando é perfeito, não o deixamos de lado justamente por tê-lo encontrado. Ninguém diz: "pronto, já encontrei o beijo perfeito, agora posso procurar outra coisa". Ao beijo perfeito damos a chance de permanecer.


Sejamos beijo, então! Nos demos chances, sempre! Sejamos beijo para sempre, em busca, de encontros, oportunidades, mudanças e permanências”.


Minha resposta:


“Luisa, tudo verdadeiro, sutil e belíssimo o seu texto.


Ainda mais com essa sua maravilhosa dissertação sobre o beijo. Viajei nela. Voltei á minha adolescência. Exatamente naqueles momentos da expectativa do primeiro beijo.


Naquela fase, se havia algo que me interessava, eram as fotos de revistas, cenas de novelas e filmes de casais se beijando.Tudo que via a respeito era a minha matéria de estudo e de tarefa . Sim de tarefa, pois não foi poucas vezes que me vi simulando um beijo usando os meus dedos indicador e polegar que, grudados, eu os imaginava serem os lábios daquelas lindas modelos e atrizes.


E veio o primeiro beijo. Certamente que não foi perfeito. Mas nem por isso me desanimei. Pelo contrário, o gosto gostoso de quero mais foi mais forte que a decepção. E ai com o tempo, creio eu, fui me aprimorando nos beijos.


Creio que essa história envolvendo o primeiro beijo seja comum a todos nós, salvo os dedos que eu imaginava lábios de alguém, imagino eu.


Que o beijo seja, então, motivo para superar os nossos erros, as nossas falhas,as nossas imperfeições, e aceitar a realidade da vida que é a transitoriedade e a mudança.


É certo que cada beijo, assim como a nossa existência, é único, fugaz. Mas também é fato que a vida sempre estará nos reservando possibilidades, chances para nos refazermos dos erros, perdoar e nos perdoar, e reconstruir o inacabado. Dar um novo beijo ou buscar por um beijo novo.


Realmente, Luisa, o beijo pode ser perfeito, mas não será duradouro. Uma hora pode surgir o desencanto e fazer revelar a verdade dura e crua de que a vida nem sempre é como gostaríamos que fosse.


E aí cabe a cada um buscar por outras bocas, outras chances, novas oportunidades.


Sejamos o beijo imperfeito com vontade de melhorar; sejamos um ser imperfeito com grande determinação em se superar.


Que a imperfeição e os erros sejam motivos não de sentimentos de culpa ou de arrependimento, mas para para se buscar e fazer aflorar o melhor que há em nós”.


Um beijo a todos.


Acompanhe todos os domingos das 8h às 9h da manhã (horário do MS) o programa “Viva Blink” apresentado por mim na Rádio Blink FM 102.7 ou ouvindo o podcast dos programas gravados no www.blink102.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário