segunda-feira, 30 de maio de 2011

As escolhas e a felicidade


30 de maio de 2011

Por João Bosco Leal

Durante nossas vidas, enquanto uns brincam, passeiam, outros trabalham e estudam. Dentro de uma única casa a diferença entre irmãos é sempre visível.


No futuro, por suas próprias escolhas, sem nenhuma responsabilidade que não a própria, esses irmãos terão mais ou menos amizades, conhecimento, cultura, patrimônio e crédito.


Nada disso porém fará de alguém, mais ou menos feliz que o outro. Não é o patrimônio, o crédito, o número de amigos ou a cultura que torna uma pessoa feliz.


Existem pessoas que se satisfazem com muito pouco, são felizes e sorridentes sem nunca terem estudado ou sequer possuem onde dormir, mas dividem alegremente o pouco que ganharam de alimento com seu único amigo, um cão.


Outras, milionárias, famosas por diversos motivos, são cercadas de falsos amigos, interessados somente em sua fortuna, fama e projeção social, o que as tornam pessoas inseguras e infelizes.


Alguns sempre culpam outros por tudo o que lhes ocorre, esquecendo-se que foram elas próprias que escolheram seu caminho, passo a passo, degrau por degrau, quando fizeram suas opções, e, claro, agora colhem os frutos do que plantaram.


Os que escolheram estudar e trabalhar, tempos depois possuirão maior conhecimento e experiência, o que certamente proporcionará maiores chances de conseguir bons empregos, do que os que só brincavam.


As portas que se abrem para os maiores salários são também as mais exigentes em qualificação, que só se obtém com muito estudo ou experiência. E atualmente já não basta um diploma, é necessário que se tenha uma ou mais especializações, ou muita experiência.


Em alguns casos essas qualidades já estão reunidas em uma única pessoa que, sem dúvida, será a preferida por qualquer empregador.


É o estágio atingido por aquele que certamente será disputado por vários empregadores e que poderá escolher inclusive o país onde vai trabalhar, seja numa empresa multinacional ou numa grande equipe esportiva.

Poderá desfrutar de melhor qualidade de vida e de educação para os filhos, mais lazer, e, claro, um futuro melhor para si e para os seus.


Esses certamente seriam os melhores e maiores objetivos que o ser humano poderia buscar e, quando atingidos, lhe trariam mais tranquilidade, paz, harmonia familiar e consequentemente mais felicidade.


As escolhas realizadas desde nossa infância, serão as únicas responsáveis pelos frutos colhidos em nossa maturidade.


Matéria enviada pelo autor, por e.mail – clique aqui para conferi-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário