domingo, 22 de maio de 2011

Diálogo de imperfeitos - Hélio Arakaki

E.mail recebido


deHélio Arakaki helio@muryokan.com.br
paralcarlosnogueira@gmail.com
data20 de maio de 2011 12:38
assuntoCoisas da alma (53) -" Diálogo de imperfeitos"

ocultar detalhes 20 mai (2 dias atrás)

Coisas da alma (53)
---------------------------------------------------------------------------------------------

Hélio Arakaki - Educador, Prof de Karate, Facilitador didata de Biodanza, Consultor para o desenvolvimento dos potenciais humanos em empresas - www.muryokan.com.br contato@muryokan.com.br

Diálogo de imperfeitos



Este texto é praticamente uma continuação do anterior(Coisas da alma-52), cujo teor era a respeito da minha imperfeição.


Recebi muitos emails de pessoas que se identificaram e elogiaram o que ali foi exposto. Para quem não teve a oportunidade de ler, pode acessar o texto neste link.


Entre muitos emails recebidos, ressalto do amigo Claudemir Oliveira, uma pessoa vencedora, ex-executivo da Disney, hoje, atualmente consultor e palestrante, fundador e presidente da Seeds of Dreams Institute - www.seedsofdreams.org .


Transcrevo na integra o seu email, na verdade, um desabafo:


“Hélio,

Veja como é a vida... a medida que lia seu lindo texto, lembrei de como fui criticado por alguns amigos por ter a coragem de admitir num texto que sai amanha, terça... eu pedi para eles lerem antes... disseram que eu não deveria mencionar minhas fraquezas.... então, meu amigo, estou com você pois somos humanos... veja nessas oito linhas (abaixo)como temos coisas em comum:


‘...Quantas vezes eu não fui íntegro ao mentir na minha carreira por medo de errar? Quantas vezes eu não fui honesto comigo mesmo e não tomei uma decisão por medo de errar? Quantas vezes eu não fui leal com meu cliente por ter mentido, mesmo que um pouco, sobre o que eu estava vendendo? Eu adoraria ter falado que aquela reunião semanal de uma hora (durou duas) era 5% produtiva e 95% bla-bla-bla. Você já viu esse filme? Então, as cartilhas de missão, visão e valores (integridade, caráter, honestidade, lealdade...) são válidas e devem ser seguidas, cumpridas, mas sei que em alguns momentos de minha carreira errei em várias áreas. Humanos são falíveis (afinal, diz o ditado: “errar é humano”), mas na hora que provamos essa lei natural, passamos a ser cobrados como infalíveis, como gênios, como perfeitos. Os técnicos de futebol sabem do que falo. Ganham dez, vinte jogos, e, na primeira derrota, “urubus” começam a rondar os estádios; na segunda derrota, a comunicação de massa levanta a bola publicamente, e o triste gol anunciado acaba acontecendo; se fazem isso com nomes como Murici, Luxemburgo, Felipão, imaginem o que não fazem com pobres mortais...’” (Para ler todo o artigo do Claudemir, acesse : http://seedsofdreams.wordpress.com/)


Respondi-lhe:


“Caro amigo Claudemir, infelizmente, este é o mundo das aparências. ..Temos que ser fortes, infalíveis etc... Uma vez ouvi a frase que me marcou muito: "somente os fortes se submetem". Não sei se é bíblico...Eu creio, assim como um número de amigos seletos que tenho, que não temos que esconder nada...Temem aqueles que vivem na obscuridade ou com medo de assumirem a totalidade de ser apenas um ser humano com todas as qualidades e virtudes, fragilidades e imperfeições”.


E ele me retorna:


“Pois é meu amigo... na admissão que somos imperfeitos nos tornamos mais perfeitos do que aqueles que se julgam como tal. Eu tenho crescido muito depois que comecei a me ver como não perfeito, mas em busca de algo bem melhor... é aí que sobressaímos...”



Acompanhe todos os domingos das 8h às 9h da manhã (horário do MS) o programa “Viva Blink” apresentado por mim na Rádio Blink FM 102.7 ou ouvindo o podcast dos programas gravados no www.blink102.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário