quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

POR QUE NÃO SE PEDE FACTURAS ? - Por HUMBERTO PINHO DA SILVA

  

 






Durante as férias, na Povoa do Varzim, frequentei vários restaurantes. Conforme meu costume, pedi facturas, para inclui-las no IRS.

Num restaurante, no centro da cidade, passaram-ma manualmente, apesar de ser estabelecimento de grande movimento.

Nas esplanadas, viradas para o mar, em duas que visitei assiduamente, passaram-nas de boa vontade. Numa, disseram-me que era o único que a solicitara, mas prontamente preencheram os dados - morada e numero de contribuinte, - com aberto sorriso, confessando que tinham muito gosto em dar-me o número de cliente.

Esclareceram - me, que gostariam de terem mais inscritos, já que era a forma de cativar, pois bastava dizerem que eram o cliente numero "X".

Ao almoçar, para os lados de A-Ver-o-Mar, após haver pedido menu, fui surpreendido, no acto de pagamento. Verifiquei, que na factura, os preços haviam subido, e incluíam géneros não consumidos.

Chamei a atenção do empregado, que mal-humorado, por ter descoberto a marosca, declarou que confundira a mesa.

Ao pagar, solicitei factura. Muito agastado, deu-ma como quem quer desenvencilhar-se de indesejado cliente.

Fiquei a saber que em restaurantes e cafetarias, há duas espécies de "facturas": a que se entrega ao cliente (consulta de mesa,) e outra, a quem pede que incluam o número de contribuinte.

Não é fácil, em muitos estabelecimentos, pedir factura. Nem sequer registam, mormente se a quantia é pequena. O dinheiro vai diretamente para a caixa.

Com tantos a fugir ao fisco, não admira que o pais continue a ser nação do terceiro mundo, ainda que esteja no continente europeu.

Por isso, é que o trabalhador, por conta de outro, se vê sobrecarregado de impostos, e os aposentados, mesmo os que usufruíam medias remunerações, vivem em dificuldades, devido aos sucessivos descontos.

A fuga aos impostos - que são elevados, porque só os honestos pagam, - é característico de países latinos, razão porque muitos, apesar de serem considerados ricos, de grandes recursos naturais, continuam a serem nações pobres, e o trabalhador nunca consegue receber o justo pagamento de seu trabalho.

A culpa é do povo, que por vergonha ou comodismo, não solicita a factura que tem direito.

E por que não a solicita?

Esclareceu-me vendedor de pizzaria: “ Os clientes não pedem, porque receiam que as finanças venham a saber que gastam mais do que recebem.” Queria dizer: que declaram à Fazenda.

Como querem os latinos terem governantes honestos, se agem assim?


HUMBERTO PINHO DA SILVA   -   Porto, Portugal



Nenhum comentário:

Postar um comentário