segunda-feira, 2 de julho de 2012

QUEM PÁRA A BARBARIA ? Por HUMBERTO PINHO DA SILVA




                                                                



Julgo que foi Alexander Humboldt que disse: o grau de civilização de um povo mede-se pelo modo como tratam os animais.

Anos há, estando em Cuiabá, a conversar com responsável da Funai, este revelou-me que os índios, das tribos que conhecia, eram incapazes de matar animal por eles criado. O laço de afectividade que os une ao bicho, não lhes permitia, mesmo para alimentação.

Ocorre isso no sertão, e pena é que o mesmo não aconteça na supercivilizada Europa, mormente neste cantinho, que se orgulha, com razão, ser: jardim plantado à beira mar.

Ao entardecer de calmo dia de Maio, do corrente ano, depositava o lixo, senhora de Santo Tirso, quando escutou dolorosos gemidos, que saíam do contentor. Atónita, enxergou no fundo, coberto de sacos, um cachorrinho.

Avisada a Associação dos Animais, de imediato foram tomadas as medidas necessárias.

Lançaram-no para o contentor, talvez, por ser velho e cego de uma vista.

Semanas antes, em Santa Couto Cristina do Couto, um cão foi enforcado e arremessado ao contentor.

Dois casos repugnantes, passados em Santo Tirso, uma das mais belas Vilas de Portugal; mas quantas ocorrências semelhantes não houve noutras localidades, que não chegaram à mass-media?

Casos parecidos, também acontecem com seres humanos. Estou a lembrar-me de crianças maltratadas, pais abandonados pelos filhos, fetos esquartejados, a pedido da mãe, e todo a hedionda barbaria que campeia em Portugal.

A insegurança é gritante.

Outrora, na província, as casas estavam destrancadas. Entrava-se e só depois pedia-se licença; hoje gradeiam-se as janelas e aferrolham-se portas

Nas cidades há medo de sair à noite. No Porto, depois das vinte horas, as ruas despovoam-se e as vitrinas cerradas, a cortinas de ferro.

Que sociedade vamos legar aos nossos filhos e netos?

Políticos que se governam em lugar de governarem. Empresários que realizam negócios ilícitos. Professores espancados pelos alunos. Alunos que espancam outros alunos. Violações, estupros e assassinatos diários, sem haver quem ponha cobro ao desvario.

As crianças vivem em terror constante. Antigamente brincavam na calçada e divertiam-se nos parques; agora nem na escola encontram sossego.

A culpa é de quem? Em primeiro lugar dos promotores da Nova Moral, os que planearam destruir valores assentes no cristianismo. Depois, os que a difundem na mass-media, colaborando no aniquilamento da família, na depravação do jovem, e perversão da mulher.



HUMBERTO PINHO DA SILVA   -   Porto, Portugal


Matéria enviada pelo autor por e.mail, para ser publicada – Confira-a no Blog PAZ, clicando aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário