sábado, 15 de dezembro de 2012

O MUNDO TRASH DA MUSICA BAIANA. HAJA SACO !!!


















Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA











A minha Bahia é um Estado lindíssimo, cheio de histórias. Culinária boa e cultura primorosa e de arquitetura de valor incalculável. É bom lembrar que Rui Barbosa o famoso Águia de Haia, era baiano e dos bons mesmo.
Mas os elogios param por aqui....Chega !!!
Quando é para falar de música… o meu coração dói. Um grande montante de lixo musical foi produzido neste lugar ao longo dos tempos. Fora as bandas clandestinas que mesmo não-baianas, com aquele orgulho em afirmar que é baiana (exemplo? Babado Novo e a Cláudia Leitttttttttte (com todas as letras “tês” possíveis), que são cariocas, mas tem aquele orgulho de dizer que é do ventre da mainha Bahia, ôxe!). Ou seja, com aquele pseudo-sotaque baiano feito nas coxas.
Porque nós baianos não nos expressamos assim. Nem os baianos de Ilheus e companhia não possuem esse sotaque medíocre que a Claudia Leite tenta imitar.

IRRITAÇÃO

Falando em irritação, no começo da década de 80 eu começei obrigatóriamnte a conviver com essas rádios de sexta categoria tocando incessantemente Timbalada e Olodum. Lembram do “…requebra, requebra, requebra sim, pode falar. pode rir de mim, Ou "Avisa lá que eu vou chegar mais tarde "…“? Era insurportável estes refrões malditos tocando uma porrada de vêzes vezes para todo o canto que você ia. Chegando ao ponto da referida porcaria musical ficar tocando na minha cabeça, contra a minha vontade o dia inteiro ou até na hora de dormir.
Uma tortura gente. Não recomendo isso para o meu pior inimigo. Mas o pior viria pouco tempo depois pasmem:
Uma banda idiota estoura nas rádios em forma de jabá (pagou tocou). O nome? Harmonia do Samba, que de harmonia e de samba não tinha nada. Era um pagoxé ruim de aguentar, com letras de duplo e triplo sentido, um português de décima categoria. Pior era vê-los nos programas de TV, rebolando feito gazelas com o rabo cheio de pimenta, para o nojo de quem vos escreve podem crê .

Um jegue lerdo chamado Xande rebolando e mexendo não sei como, algumas cabeças acéfalas de adolescentes e algumas piriguetes da terceira idade também.

A HERANÇA MALDITA

Mas a herança que foi deixada por eles foi a maior merda já feita. Inúmeras bandas de pagoxé surgiram nos fins dos anos 90 feito rastro de pólvora. E estas evoluíram para a droga conhecida hoje com swingueira. Uma droga por que entrou no seio das grandes instituições educacionais. Quem não ouviu falar de uma banda de swingueira que não surgiu entre amigos de colégio, com nomes que são fruto de um pensamento extremamamente avançado… para um jumento: “Samboeh”, “Swingsamba”, “Sambateen” e etc. que tem como público menininhas entre os 13 e 17 anos, sendo musicalmente preparadas para serem estupradas consentidamente pelos “admiradores” deste som. Algumas delas continuam curtindo esse sonzão enquanto amamentam ou trocam as fraldas seus bebês. Frutos dos pagodes. E o pior é que essas irresponsáveis jogam a responsabilidade preferencialmente nas mãos das mães que naturalmente são avós derretidas.
E quando digo que estas meninas são preparadas para a bacanagem, eu falo sério. Estas letras refeletem muito isso, apesar do desconhecimento in causa das pobres coitadas. Lembrem-se que quanto mais apelativa a musica, mas elas “bombam” nas paradas de sucesso desse nosso nefasto Carnaval:
São os camarotes cada vez mais esburacando e invadindo os espaços que seriam do público, e o público espremido e cada vez mais violento. Isto é, sem nos esquecermos dos ambulantes e dos catadores de latinhas que estão no meio também.
Não se esqueçam que o pagode-axé é o banalizador numero um da:

-Violencia principalmente no suburbio ferroviário
-Prostituição
-Infidelidade e desrespeito
-Poluição sonora principalmente dos sons dos automoveis.
-Crimes
-Elevado uso e consumo de drogas



A SEGUIR, AS LETRAS NEFASTAS QUE FAZEM SUCESSOS AQUI EM SALVADOR

MAS PELO AMOR DE DEUS NÃO JULGUEM MAL. POIS, ESSAS LETRAS SÃO DO AGRADO DO PÚBLICO CLASSE (Z) !!


1- Bota a mão no tabaco (repete um montão de vêzes)

2-Tá que tá que tá gostoso (várias vezes)

Toda música tem que começar com uma introdução besta, tipo essa aí. Podia ser “ah que delícia” ou “mete mais fundo”. Não faria a menor diferença.

3-Tá ficando molhadinha 
Eu tô sentindo um cheirinho de calcinha (repete) que falta de criatividade !!!

Esse cara deve ser um cara de olfato excepcional, tipo do do filme Perfume. Por que, imagina só: uma festa, gente baforando, álcool para tudo que é lado, gente suando feito porcos e o cara sentir aquele doce aroma vindo da vagina de uma mulher? Como pode? Com a palavra o efeito da droga no cérebro dele !!!

4-Eu vou pegar o telefone e endereço da gatinha (repete)
Típico de playboy acéfalo: Traça um papo, pega o endereço e o telefone, e diz que quer dar uma carona para ela. Com certeza este cara tem segundas, terceiras… enésimas intenções com a “gatinha”. Tem carro e pensa ser o dono do mundo !

5-Eu vou pular o seu quintal e roubar sua calcinha da boquinha (repete)
Isso é sintoma do que chamam de fetichismo. Fora o fato de o que diabos uma garota estaria fazendo com uma calcinha na boca? Mascando o nylon?

6-É na boquinha, no peitinho, no xibinho e na bundinha… (É na boquinha, no peitinho, no xibinho e na bundinha…) (repete)As partes importantes desta rampeira foram citadas. E a cabeça, pergunta o leitor desavidado? Isso, para o playboy, não faz a menor diferença.

7-É no boquete, boquete, boquete… (Boquete, boquete, boquete, boquete…) (ad infinitum)
Pergunta para uma menina com os seus 12 a 13 anos o que significa o verbete “boquete”? Ela não saberia dizer. Elas poderia achar que era um movimento, um nome de uma dança estranha. Jamais passaria pela cabeça que isto nada mais é do que engolir uma tora de carne até a garganta, em movimentos ritmados, para puro deleite de quem o recebe. Ma hoje, a realidade é outra elas são bastantes escoladas.
Agora imagina o pai desta “moça” vendo ela dançar esta música? 
Se tocar a mão, aí o juizado de menores acaba com o véio.
8-Rala a chana no chão (repete também várias vêzes) essa.....ah !!!! sem comentário. Deixo com vocês !!!
9- Essa todo povão canta e adora " Favela ê favela eu digo que tá quase na hora ". É mole ????

FECHANDO O MEU COMENTÁRIO EU DIGO !!!!


Há muito tempo que a musica tornou-se elemento de desvio de costumes e padrões, uma verdadeira usina de linguíças e fabrica de prostitutas mirins, professoras adultas e consumidores de alucinógenos especialmente o crack. Droga barata que qualquer zé povinho pode comprar com dinheiro roubado dos ônibus e pertences dos passageiros não é ?... Só para lembrar aquela infamia: “…beijo na boca ah ah ah ah esqueça é coisa do passado, a moda agora é namorar pelado e enfiados…” Quando me deparo com esses casos de vômito musical. remeto aos adolescentes que pressionados por mudanças estruturais em seu corpo, sao empurrados ao suplicio mental onde so é “macho” quem pratica os atos descritos nessas baixarias. Eu penso q um pouco da época da Ditadura (leia-se CENSURA) resolveria alguns desses males.
Que coisa feia! A imprensa baiana totalmente cúmplice dessas porcarias que chamam de musica baiana. Jornalismo é coisa séria a população precisa saber realmente o que está acontecendo, não ficar exposto a essa manipulação da informação principalmente de certas RADIOS FMs. Pois já foi comprovado; " O axé music aumenta a propabilidade de burrice em qualquer pessoa.
Que pena que a música baiana transformou-se em um festival de baboseiras, já estou com saudades dos mestres CAETANO, GIL, BETÂNIA, GAL, MORAES MOREIRA, PAULINHO BOCA DE CANTOR, PEPEU GOMES, ARMANDINHO BABY DO BRASIL, EDERALDO GENTIL A CÔR DO SOM, BATATINHA. E muitos e muitos outros..... Não aguento mais ouvir tanta mediocridade dos pagodes e axé. O jovem de hoje aceita qualquer porcaria. TRISTE REALIDADE Realmente existe muita gente ignorante aqui na nossa Salvador. Admito que houve uma invasão rural em nossa cidade e infelizmente tem gente que pensa que está no interior e continua com os mesmos comportamentos devido a fatores socio educacionais. Agora em um aspecto,concordo com o professor:A musica baiana é uma verdadeira PORCARIA!Só fazem musica baseado em palavrões de muito baixo calão; uma grande poluição sonora.
é por isso que o professor Antônio Dantas está certo (infelizmente).
Aliás o que se esperar de uma metrópole a terceira maior do país (Salvador), desgovernada por um prefeito que não tem preparo algum e isto sem falar que fazem 30 anos que a nossa Bahia não,sabe o que é Educação.

Se priorizou muito as avenidas, vales e viadutos. Eu até concordo. Mas se esqueceu do povão sem educação.
É uma pena eu não ser burro. Assim não sofria tanto !

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA
jjsound45@hotmail.com _Comentários



Fonte: Homepage “Para ler e pensar” – Clique neste link para conferir:
(Acessado dia 15/12/2012, às 08h 43m – horário de Ms)

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luiz Carlos, gostei do seu texto, não obstante perceber em alguns excertos bairrismos e preconceitos velados aos conterrâneos baianos do interior. Seria uma discrepância colossal fazer comparações das qualidades, dos avanços sociais e culturais de Salvador com o interior da Bahia, entretanto, essa visão provinciana do que está alhures da capital há muito tempo está mitigada pelo avanço do mundo globalizado. Sabemos que atualmente, dentre outros motivos, com o advento da internet, o mundo se “apequenou”, as notícias são difundidas da mesma forma por todo país em tempo real, ou seja, a grosso modo, acabou o monopólio da informação. A época em que um jornal ou filme era lançado na capital e só chegava dias ou semanas depois ao interior jaz no berço do passado. Portanto, atualmente, salvo algumas exceções, só é ignorante aquele que não quer buscar a informação.

    ResponderExcluir
  4. Ainda que aqui (interior) não seja o "éden" da boa produção musical, não podemos esquecer que esse lixo musical supra referido é oriundo da Metrópole soteropolitana que, principalmente aqui na faixa litorânea, encontrou solo fértil para fincar raízes. Na contramão dessa “corrente sonora de mau gosto” temos aqui, também, vários festivais de Música que contribuem para uma nova linhagem musical baiana, movimentos alternativos ( v.g. Itacaré, Vitória da Conquista, Ilhéus, Trancoso, Porto Seguro, etc.), bem como shows de diversas atrações musicais nacionais e internacionais de bom gosto e de repertórios de qualidade ( Geraldo Azevedo, Xangai, Elomar, Vital Farias, Guilherme Arantes, Roupa Nova, Flávio Venturine, Titãs, Osvaldo Montenegro, Djavan, Man At Work, etc.). Aqui, também, temos universidades de ótima qualidade, teatros, pessoas com senso crítico, músicos de alto nível musical, que viajam pelo mundo representando a boa música da BAHIA. Tudo isso corrobora e torna inquestionável o fato de que aqui, também, tem pessoas que sabem escolher a boa música, portanto, por gentileza, não generalize sua opinião: existem pessoas de bom e mau gosto em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Malgrado o seu “bairrismo”, concordo com a sua crítica ao “lixo musical” que a Bahia está produzindo. E o pior, tudo isso com a anuência da mídia irresponsável e ambiciosa, alienadora de uma massa que, prontamente, de forma incauta, se amolda aos versos do ilustre Zé ramalho da Paraíba, quando canta: “ê, ê, ô, vida de gado, povo marcado ê, povo feliz...”
    Artistas como Caetano, Gil, Gal, Betânia, Raul Seixas, Tom Zé, João Gilberto, família Caymmi, Simone, Marcelo Nova, etc, etc. contribuíram para a mantença da máxima: “baiano não nasce, baiano estréia”. Hoje a realidade é triste, a música dominante causa repúdio e vergonha.
    Salvador é a nossa capital e dela tenho orgulho... o interior também é BAHIA, por isso temos que lutar juntos contra essa realidade descrita, pois a vergonha que enrubesce sua face da capital, da mesma forma enrubesce a minha face interiorana.
    ESTÃO DESTRUINDO NOSSA REPUTAÇÃO MUSICAL, NOSSOS JOVENS, NOSSAS FAMÍLIAS!!!!! Temos que lutar, combater essa praga maldita. Isso se faz com a crítica vociferada nas redes sociais, fiscalizando nossa política, provocando a descoberta do bom senso, “ devorando” livros, acendendo a flâmula do conhecimento, enfim, exigindo investimentos em EDUCAÇÃO. Esta é a palavra mágica e eficaz para a transformação da sociedade. Assim, faço coro ao seu grito de BASTA. VIVA A MÚSICA DE QUALIDADE!!! Abraço fraterno!!!
    Vander de Aguiar.

    ResponderExcluir
  7. Olá Luis Carlos tudo bem ?


    Não tenho nada contra você reeditar as crônicas ou artigos do meu blog que você necessitar ok amigão,
    O conhecimento não tem limites,
    Como técnico em eletrônica e informática também penso assim não custa nada sermos gentis um com o outro aliás, compartilhamento é a palavra certa

    Quando achar alguma matéria interessante, pode pegar e me mandar um e-mail.


    visite também http://jjsound45.blogspot.com.br/ (FATOS QUE SÃO NOTÍCIAS)

    E http://inicial-jjsoundsoftware.blogspot.com.br/ e seja um dos nossos seguidores

    ResponderExcluir