segunda-feira, 11 de maio de 2015

GREVE: ARMA DO POVO ? - Por HUMBERTO PINHO DA SILVA


  
A greve é um direito indiscutível do trabalhador, que ninguém de bom senso pode contestar. Mas a greve deve ser a última arma que o sindicato deve usar.

Só depois das “ conversações”, dos “acordos”, das “cedências”, é que deve ser apresentado o pré-aviso de greve.

No entanto todos sabemos – e não vale a pena negar, – que muitas greves são políticas, o único fim é obter dividendos para partidos.

Também há greves, por serem cirúrgicas, prejudicam os mais necessitados, aqueles que não possuem recursos para adquirirem viatura própria.

Quando os Caminho-de-ferro paralisam na véspera de Natal ou na Páscoa, a greve prejudica a empresa, mas igualmente os pobres, que, por não terem viatura própria são impedidos de passar as quadras festivas juntos da família.

Os ricos, os remediados, possuem automóvel e nada os incomoda que os comboios estejam em greve.

Os ricos, quando visitam familiares, que vivem no interior, raras vezes utilizam o comboio, porque é norma, ao regressarem, virem bem fornecidos de produtos agrícolas, que só a viatura própria pode trazer, sem incómodo.

A respeito da greve dos pilotos da TAP, amigo meu, saiu-se com esta: “ Em regra, as greves, sem motivo ou motivos fúteis, só são feitas por quem tem ordenados altos…”

Não chego a tanto; mas parar os transportes públicos em dias festivos, impedindo que os pobres não possam consoar com os pais e avós, ou os impeça de conviverem na época Pascal, parece-me afronta a quem tem salário ou pensão insignificante.

Sei que vivemos num mundo cão – que me desculpem os cachorros, que são, em regra, mais compreensivos e dedicados que os humanos, – cada um, cada classe, olha apenas para seus interesses, ficando indiferente com o bem-estar e necessidade do semelhante.

Se assim continuar, os pobres, o povo, começa a pensar que a melhor conquista que se obteve, que foi a liberdade e o direito à greve, não passou de engodo, visto – parecer, – estar ao serviço dos ricos e poderosos.



HUMBERTO PINHO DA SILVA - Porto, Portugal


publicado por solpaz às 10:36
link do post | comentar | favorito 
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto