terça-feira, 31 de maio de 2011

Sociolinguística e Letramento

quarta-feira, 25 de maio de 2011


Olá, pessoal!


Resolvi postar aqui o meu TCC fresquinho da minha especialização. Acredito que possa nortear algum trabalho de mediação e construção de protocolos de letramento numa proposta etnográfica.
O tema "Leitura e Mediação Pedagógica (Oportunizando ações responsivas durante a leitura e interpretação de textos e consignas na alfabetização), foi pensado a partir da interação verbal em mediação, com metodologia qualitativa e interpretativista através de registros em protocolos de leitura.

PRÉ-PROJETO:

Objetivo Geral:


Partindo de uma pergunta exploratória, a delimitação do tema percorre a seguinte questão: Será que, ao desenvolver o trabalho com interpretação de consignas, o professor é capaz de perceber a necessidade de uma ação mais responsiva, a partir dos indicadores apontados por seus alunos? (isso deve servir para interpretação de texto). Sendo assim, alguns objetivos foram elaborados:


· Investigar a atuação do professor no que diz respeito à elaboração de questões avaliativas do cotidiano, no sentido de perceber a necessidade de uma ação mais responsiva, a partir dos indicadores apontados por seus alunos.


Objetivos Específicos


· Investigar os materiais de pesquisa utilizados pelo professor, durante a elaboração das consignas (planejamento);

· Analisar o planejamento da atividade proposta pelo professor (objetivos claros?);

· Comparar objetivos da atividade com objetivos do planejamento e objetivos do bimestre (planejamento anual);

· Observar a execução do planejamento com a mediação do professor, criação de repertório para o aluno, no sentido de auxiliar a compreensão (ir e vir do professor no texto);

· Observar os movimentos da professora durante as intervenções, bem como o direcionamento ao aluno;

· Observar as intervenções da professora e da aluna durante a aula (pertinência do assunto);

· Observar se a aluna dá pistas do conteúdo para a professora durante a aula, ou seja, se os questionamentos são pertinentes ao assunto;

· Observar a troca de ideias durante a mediação do professor – ação responsiva de ambos;


Problema/ Justificativa



Há um bom tempo a prática pedagógica vem se apresentando como um divisor de águas cujas ferramentas necessárias para atingir ou exercer com maior fluidez as ações de direcionamento do ensino, têm sido buscadas no intuito de capacitar o profissional da educação para a busca dos saberes e competências que lhe são exigidos. A capacidade do profissional já não é mais sinônimo de saberes e competências exigidas para a função. Agora são necessárias novas ferramentas para administrar essas competências no que diz respeito ao fazer pedagógico, sendo assim, faz-se necessário a busca desses saberes.

Nesse contexto as práticas pedagógicas se constituem em ingredientes críticos na arte de ensinar e na ciência do ensino, como fatores essenciais capazes de transmitir conhecimentos aos educandos e assim ferramentas indispensáveis para construir seus saberes. E é dentro desse contexto e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que o professor precisa se focar, visto que, nessa fase inicial de escolarização, é fundamental que os alunos comecem a aprender a utilizar a língua para aprender.

O problema dessa pesquisa se fundamenta então, na necessidade de uma atuação condizente com a necessidade do aluno, onde o professor desempenha o papel de mediador do conhecimento, desde a leitura até a escrita.


Metodologia


Asserção relacionada ao objetivo geral - O processo de investigação da atuação do professor no que diz respeito à elaboração de questões avaliativas do cotidiano, se dará a partir dos resultados dos instrumentos avaliativos desenvolvidos pelos grupos de alunos. Ou seja, a partir dos dados colhidos e relacionados (tabulados) sobre o alcance dos objetivos (através de pautas de observação), analisaremos através de um gráfico os avanços mais significativos e os objetivos atingidos ou não.


Considerações finais


Espera-se que com essa pesquisa se consiga apresentar referências positivas para docentes, dentro de uma perspectiva de estudos voltados para a construção de textos e interpretação a partir da leitura de diferentes gêneros literários, bem como a leitura e interpretação de consignas bem elaboradas e compreensíveis para aluno.

As pesquisas serão continuadas no ambiente de trabalho da pesquisadora, tendo como foco principal a formação docente no que diz respeito à mediação em sala de aula e fora dela, na busca pela otimização de resultados no processo de alfabetização e letramento dentro de uma perspectiva de compreensão textual.

Espera-se com este trabalho, proporcionar aos docentes dessa faixa etária, a partir de um exemplo (inclusive com falhas), uma reflexão mais voltada para a consciência metalinguística do usuário da língua materna em relação ao funcionamento do sistema linguístico em diferentes situações de interação social.

A proposta inicial será a de articular atividades de leitura, de produção textual e de análise linguística, de modo que possibilite o desenvolvimento desses tipos de letramento ao aluno.


Referências Bibliográficas


BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador – Introdução à pesquisa qualitativa. Ed. Parábola. São Paulo, SP, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos. Editora Atlas, São Paulo, 1991.


- Giovana Scavassa - Membro da Equipe Gestora do Grupo Neoteorias -
Para visualizarem o TCC, basta clicar no link abaixo:
http://pt.scribd.com/doc/56033015/Leitura-e-Mediacao-Pedagogica


Fonte: blog NEOTEORIAS – Clique aqui para conferir a matéria.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

As escolhas e a felicidade


30 de maio de 2011

Por João Bosco Leal

Durante nossas vidas, enquanto uns brincam, passeiam, outros trabalham e estudam. Dentro de uma única casa a diferença entre irmãos é sempre visível.


No futuro, por suas próprias escolhas, sem nenhuma responsabilidade que não a própria, esses irmãos terão mais ou menos amizades, conhecimento, cultura, patrimônio e crédito.


Nada disso porém fará de alguém, mais ou menos feliz que o outro. Não é o patrimônio, o crédito, o número de amigos ou a cultura que torna uma pessoa feliz.


Existem pessoas que se satisfazem com muito pouco, são felizes e sorridentes sem nunca terem estudado ou sequer possuem onde dormir, mas dividem alegremente o pouco que ganharam de alimento com seu único amigo, um cão.


Outras, milionárias, famosas por diversos motivos, são cercadas de falsos amigos, interessados somente em sua fortuna, fama e projeção social, o que as tornam pessoas inseguras e infelizes.


Alguns sempre culpam outros por tudo o que lhes ocorre, esquecendo-se que foram elas próprias que escolheram seu caminho, passo a passo, degrau por degrau, quando fizeram suas opções, e, claro, agora colhem os frutos do que plantaram.


Os que escolheram estudar e trabalhar, tempos depois possuirão maior conhecimento e experiência, o que certamente proporcionará maiores chances de conseguir bons empregos, do que os que só brincavam.


As portas que se abrem para os maiores salários são também as mais exigentes em qualificação, que só se obtém com muito estudo ou experiência. E atualmente já não basta um diploma, é necessário que se tenha uma ou mais especializações, ou muita experiência.


Em alguns casos essas qualidades já estão reunidas em uma única pessoa que, sem dúvida, será a preferida por qualquer empregador.


É o estágio atingido por aquele que certamente será disputado por vários empregadores e que poderá escolher inclusive o país onde vai trabalhar, seja numa empresa multinacional ou numa grande equipe esportiva.

Poderá desfrutar de melhor qualidade de vida e de educação para os filhos, mais lazer, e, claro, um futuro melhor para si e para os seus.


Esses certamente seriam os melhores e maiores objetivos que o ser humano poderia buscar e, quando atingidos, lhe trariam mais tranquilidade, paz, harmonia familiar e consequentemente mais felicidade.


As escolhas realizadas desde nossa infância, serão as únicas responsáveis pelos frutos colhidos em nossa maturidade.


Matéria enviada pelo autor, por e.mail – clique aqui para conferi-la

sábado, 28 de maio de 2011

DIÁLOGO ACERCA DE UM BEIJO

E.mail recebido


deHélio Arakaki helio@muryokan.com.br
paranogueirablog@gmail.com

data27 de maio de 2011 10:41
assunto:Coisas da alma 54 -"Diálogo acerca de um beijo"

ocultar detalhes 10:41 (18 horas atrás)






Coisas da alma (54)
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Hélio Arakaki - Educador, Prof de Karate, Facilitador didata de Biodanza, Consultor para o desenvolvimento dos potenciais humanos em empresas - www.muryokan.com.br
contato@muryokan.com.br



Diálogo acerca de um beijo


Ainda sobre o Coisas da alma-52, cujo título foi “Nem herói nem santo, apenas humano’,cuja temática girava em torno da aceitação de nossa imperfeição. Trago mais um entre tantos recebidos, o email da “anja amiga” Luisa que, ao contrário do Claudemir, ainda não tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.


No email ela dizia-me estar um tanto envergonhada, pedia para não rir do que eu leria ali. Mas o que li foi algo tão forte e revelador que não poderia deixar de compartilhar com vocês algumas partes do texto. Na verdade, uma poesia.


Ela me escreveu:


"Amigo anjo....


Anjo sim, porque não? Quem disse que os homens são perfeitos/imperfeitos e que os anjos são melhores que homens?...Talvez seja um pouco desumano aceitarmos que somos humanos com todas as nossas qualidades, sejam elas aceitas como boas ou más. Talvez seja muito desumano acreditarmos que temos que conceituar tudo que nos cerca e o que vivemos. Por isso a relevância do ter.


Já o ser, ah, o ser...Que delícia apenas ser! Com todas as angústias e prazeres que o ser proporciona. .. Sejamos apenas. Sejamos luz ou treva, flor ou raiz, beijo ou beijo ou beijo ainda.


Porque tanto beijo?


Por que o beijo é perfeito ou imperfeito mas, mesmo no segundo caso, ainda damos ao beijo a chance de melhorar. Só a ele permitimos essa chance e trocamos de boca se não alcançamos o objetivo, mas não deixamos de beijar. E no primeiro caso, quando é perfeito, não o deixamos de lado justamente por tê-lo encontrado. Ninguém diz: "pronto, já encontrei o beijo perfeito, agora posso procurar outra coisa". Ao beijo perfeito damos a chance de permanecer.


Sejamos beijo, então! Nos demos chances, sempre! Sejamos beijo para sempre, em busca, de encontros, oportunidades, mudanças e permanências”.


Minha resposta:


“Luisa, tudo verdadeiro, sutil e belíssimo o seu texto.


Ainda mais com essa sua maravilhosa dissertação sobre o beijo. Viajei nela. Voltei á minha adolescência. Exatamente naqueles momentos da expectativa do primeiro beijo.


Naquela fase, se havia algo que me interessava, eram as fotos de revistas, cenas de novelas e filmes de casais se beijando.Tudo que via a respeito era a minha matéria de estudo e de tarefa . Sim de tarefa, pois não foi poucas vezes que me vi simulando um beijo usando os meus dedos indicador e polegar que, grudados, eu os imaginava serem os lábios daquelas lindas modelos e atrizes.


E veio o primeiro beijo. Certamente que não foi perfeito. Mas nem por isso me desanimei. Pelo contrário, o gosto gostoso de quero mais foi mais forte que a decepção. E ai com o tempo, creio eu, fui me aprimorando nos beijos.


Creio que essa história envolvendo o primeiro beijo seja comum a todos nós, salvo os dedos que eu imaginava lábios de alguém, imagino eu.


Que o beijo seja, então, motivo para superar os nossos erros, as nossas falhas,as nossas imperfeições, e aceitar a realidade da vida que é a transitoriedade e a mudança.


É certo que cada beijo, assim como a nossa existência, é único, fugaz. Mas também é fato que a vida sempre estará nos reservando possibilidades, chances para nos refazermos dos erros, perdoar e nos perdoar, e reconstruir o inacabado. Dar um novo beijo ou buscar por um beijo novo.


Realmente, Luisa, o beijo pode ser perfeito, mas não será duradouro. Uma hora pode surgir o desencanto e fazer revelar a verdade dura e crua de que a vida nem sempre é como gostaríamos que fosse.


E aí cabe a cada um buscar por outras bocas, outras chances, novas oportunidades.


Sejamos o beijo imperfeito com vontade de melhorar; sejamos um ser imperfeito com grande determinação em se superar.


Que a imperfeição e os erros sejam motivos não de sentimentos de culpa ou de arrependimento, mas para para se buscar e fazer aflorar o melhor que há em nós”.


Um beijo a todos.


Acompanhe todos os domingos das 8h às 9h da manhã (horário do MS) o programa “Viva Blink” apresentado por mim na Rádio Blink FM 102.7 ou ouvindo o podcast dos programas gravados no www.blink102.com.br